terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conectada no texto de Freinet

Lendo e relendo o texto "se o conhecimento" de Freinet, curiosidade e identificação imediatas com o autor pedagogo aconteceram.Refletindo sobre a temática escrita, surgiu a vontade de sa ber mais sobre o professor francês, até então, não conhecido durante todo o período da minha formação pedagógica (curso normal,graduação e pós graduação ), ausência total da sua literatura e história de vida. Mas cursando a pós-graduação em educação na Universidade de Fortaleza(UNIFOR), resolvi resgatar a Pedagogia FREINET para a pesquisa monográfica. A primeira dificuldade foi a aceitação do professor orientador em aceitar, não conhecia nada a respeito, então tentou várias vezes direcionar-me para Piaget, ultra conhecido no meio academico e educacional. A segunda dificuldade foi localizar os livros sobre freinet nas livrarias de Fortaleza e posteriormente nas livrarias do Brasil, isso na década de 1980.Não abandonei a idéia, pelo contrário, iniciei uma procura pela literatura freinetiana,cada vez mais fascinada pela possibilidade de conhecer Célestin Freinet. Por intermedio de uma irmã residente em São Paulo foi iniciada a busca dos livros, o recurso literário para a realização da pesquisa.
Conseguimos por vale postal adquirir das editoras portuguesas Estampa, Presença e Dinalivro os livros básicos, logo depois outros e assim a leitura ativa, foi desbravando mais um pedagogo para os projetos escolares.Durante o processo de leitura foi acontecendo um encontro com a pedagogia Freinet e paralelamente o objetivo de verificar na pratica,toda metodologia, que encantava pela simplicidade da linguagem, poetica , humana e sensibilizadora. Tudo era revolucionário, diferente.Empolgada, fui desbravando alguns amigos professores, trocando idéias e para verificar na ação docente as experiências, somente criando uma escolinha e começar. O primeiro passo foi ler,ler,ler......compreender e projetar no papel nosso aprendizado. Os princípios psicopedagógicos,as técnicas educativas,o método natural de desenho,leitura,escrita e demais informações da Escola Moderna francesa, anos , 1920 até 1966, discutidos e projetados para o nascimento da Escola Freinet em Fortaleza. Montamos a escola com muito idealismo e busca experimental, de acordo com nossas possibilidades sociais, econômicas e culturais. A escola seria o palco ou seja o espaço "testemunho" de documentação, servir nossos anseios de professores e a tese monográfica.A escolinha foi denominada -Jardim Escola os Lobinhos.

sábado, 24 de outubro de 2009

Redescobrindo Freinet através de um texto

Se o Conhecimento
autoria de Célestin Freinet
Se psicológica ou pedagogicamente não conseguimos bons resultados é porque fazemos manobras erradas,como quem aprende a guiar e vira para a direita em vez de virar à esquerda,sobe a calçada proibida ou, à noite,lança o farol alto sobre o automóvel da frente quando queria acender o farol baixo. São essas manobras erradas que procuramos descobrir,mesmo se não encontramos logo as soluções salutares.Enxergar bem,aplanar caminhos,evitar as ravinas e os becos sem saída,já é uma pequena ou uma grande vitória quando nos aventuramos nas regiões tão mal exploradas da orientação de crianças e de homens.Manobra errada sobre o conhecimento.
Ensinaram-nos que é como juntar um grão de areia após o outro,virar uma página depois da outra, colocar uma pedra em cima da outra. E se o conhecimento não fosse,talvez,mais que uma vibração imponderável,como a eletricidade,transmitida instantaneamente e nem por isso menos suscetivel de modificar a consistência e as reações da matéria que atravessa ? Você diz: Temos de explicar racionalmente,juntando um com um para dar dois,um degrau após o outro,subindo para chegar mais em cima. Infelizmente,por esse processo nunca se vai depressa nem para cima,mesmo que ele seja considerado "científico".
A infância não é um saco que temos de encher,mas uma pilha generosamente carregada,cujos fios, cuidadosamente montados,não correm o risco de deixar perder a corrente,uma rede delicada e potente, amplamente distribuída e que penetra nos recantos mais secretos do organismo para dar-lhe vitalidade e harmonia. Então se conjugarem estas condições ideais,basta uma ligeira pressão para estabelecer o contato.Antes de você começar a explicar, a criança já compreendeu; se não compreendeu,pelo menos é supérfluo repor pedra por pedra,subir degrau por degrau.Sem dúvida, é melhor voltar a carregar a pilha,verificar, reforçar e ampliar as conexões. A luz,então, brilhará soberana.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Janelas da Escola e dos Sonhos de Mavan

A escola tem de se modernizar. A escola tem de reencontrar a vida, mobilizá-la e servi-la, dar-lhe um objetivo. E para isso, deve abandonar as velhas práticas, mesmo que elas tenham tido a sua majestade e adaptar-se ao mundo presente e do futuro. É necessário que os pais e os educadores tomem consciência do fato evidente de que a vida mudou as necessidades das crianças e do meio já não são as mesmas e que, em virtude disto, as respostas de ontem já não são forçosamente válidas e é necessário, a todo custo, reconsiderar os problemas. Nós somos educadores que tentamos, dentro de nossas próprias aulas, fazer passar para a prática, as idéias e os sonhos dos teóricos que devemos assegurar a permanência das nossas funções, aplicando-nos a torná-las mais eficientes. Temos de fazer nascer o futuro no seio do presente e do passado, o que implica não num espetacular apelo à vaidade, mas prudência, método e uma grande humanidade.

(século XX, 1920-1966)

Celestin Freinet


"Onde educar não é uma formula de escola,

mas uma obra de vida."
1920-1966