sábado, 27 de fevereiro de 2010

A escrita com crianças maiores-Freinet

Com as crianças maiores no processo ativo da escrita das palavras,o treino ortográfico pode ser feito diante de um modelo com letras bem desenhadas.A exigencia existe em função da criança que já domina a escrita por ser exigido dela o movimento correto dos sinais gráficos e uma caligrafia legivel.Nesta fase os cadernos adotados na escola são os de pautas simples,(não são utilizados cadernos pauta dupla).Na pedagogia Freinet a letra cursiva (no ensino fundamental) passa a ser a preferida,por permitir movimentos redondos simples,facilitando a continuidade e a decisão do pensamento infantil,por adaptar a rapidez da escrita a velocidade do pensamento .A letra redonda separada é questionada como meio não facilitador da expressão escrita do pensamento,porque os elementos da palavra colocados justapostos não permite o desenho rápido da palavra sem levantar a caneta ou lápis.A necessidade de parar a cada letra quebra o pensamento, a força expressiva do conjunto das idéias, sacrificando a forma, o contexto literário,enquanto que a letra cursiva é ideal como meio da expressão livre do pensamento na escola, a vivência da criança com a linguagem escrita começa acontecer através da identificação do seu nome,escrito pelo professor nos seus objetos pessoais e trabalhos escolares.A visualização diária desses recursos coloca a criança espontaneamente em contato com a escrita cursiva ou de imprensa,própria das impressoras usadas por C~elestin Freinet (na sua época).(Na atualidade o uso do computador diversifica os modelos e os tamanhos das letras,enriquecendo todo o processo de aprendizagem infanto-juvenil).
Assimilando as formas das letras elas começãm aparecer nas páginas escolares,a partir das garatujas(educação infantil) ,como códigos diferentes dos desenhos ou rabiscos.Surgem ligadas ou separadas e são interpretadas pela criança como sinais vivos da escrita.
Obs:continuarei a tematica na próxima página,não perca,construa qualquer comentário ou tire dúvidas.....

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Metodo Natural da Escrita

A aprendizagem da escrita obedece o mesmo processo da leitura,não existe uma obediência metodica e graduada para esta aprendezagem.Os instrumentos oferecidos as crianças são selecionados, objetivando facilitar o treino ortográfico das letras e palavras.O caderno (utilizado no inicio escolar) sem pauta, caderno com pauta dificulta a espontaneidade da criança por exigir dela um maior esforço nesta fase preparatória,por não possuir ainda a firmeza manual necessária para segurar a caneta e escrever palavras.O recurso da escrita é uma caneta de bico grosso e redondo (caneta ponta de feltro).O lápis ou caneta ponta fina não são aconselhaveis,habitua a criança a carregar a mão e, nesta fese, devemos evitar instrumentos dif`ceis,porque a pressão e o peso da mão são dois grandes obstáculos na aprendizagem da escrita.A caneta ponta de feltro é aconselhavel por deslisar facilmente no papel e deixar de imediato um traço visivel,não exigindo da criança um traço fino ou grosso,o treino ortográfico segue a evolução natural do grafismo infantil.Na fase preparatoria não são usados modelos de exercicios através do quadro de giz,por dificultar a percepção do modelo,tendo em vista que a criança precisa levantar a cabeça de vez em quando para visualizar o modelo.
O resultado das atividades ortograficas a partir do grafismo(primeiros riscos e rabiscos) são aceitos com apreciação positiva,mesmo quando apresentam deformações nos movimentos ou incompreensão de leitura.Os erros de ortografia não são cobrados(corrigidos literalmente).é esperado com paciência o amadurecimento da criança neste aspecto,(nesta fase de educação infantil)Não há preocupação em saber(qual tipo de letra será assimilado e desenhado pela criança,letra de forma,redondinha ou cursiva) nem quais as letras ou palavras que aparecem primeiro.O desenho gráfico das mesmas vão progressivamente se aproximando da forma ideal,de acordo com os modelos visualizados e facilidade de desenhar pela craança.
OBS:o tema de estudo ainda continua na proxima postagem...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Experiência em uma escola rural

Na escola havia uma galinha.Todos os dias as crianças estavam atentas a esta novidade.Determinado dia, a galinha não apareceu na escola.As crianças começaram a questionar a presença da galinha.O professor falou ao grupo:-Nossa galinha foi se esconder para chocar seus ovos,não podemos pertubá-la, em breve nascerá os pintinhos e nós vamos olhar.
Um dia apareceu a galinha no quintal da escola.As crianças ficaram eufóricas e curiosas para descobrir o esconderijo e ver os pintinhos.Neste corre-corre maluco e de muita conversa entre as crianças sobre a galinha,o professor aproveitou a oportunidade e fez anotações suficientes para redigir um texto livre escrito na sala usando o quadro de giz.
Nossa galinha (criação coletiva)
Ali vai a galinha a correr para a poça!
O seu pequeno bico mergulha na água,
a sua cauda branca levanta-se para o ar,
vai beber toda a água! não,não,a sua barriga
é pequena e arrebentaria.
Como tem sede a galinha...
Agora,sabemos onde é o seu ninho,
é lá embaixo no cantinho.
A galinha choca os ovos.
Dos ovos nascem os pintinhos.
O texto foi copiado no caderno pelas crianças,lido em voz alta pelo grupo e depois questionado coletivamente,consoante a curiosidade e interesse da turma pelo assunto.De repente as crianças pediram para montar um álbum sobre a galinha.Começaram a desenhar,fazer perguntas e escrever sobre os seus desenhos.No trabalho coletivo,recortaram os desenhos,reconstruram nova estória em forma de álbum,que recebeu a honra da imprensa e distribuição para o livro da vida e correspondentes.
O exemplo justifica que o texto livre escrito pode nascer de um acontecimento natural,provocado por uma ou várias atividades integradas partindo de uma mesma motivação.
Obs: a seguir aspectos assimilados do metodo natural da escrita. Acompanhem...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Resumo de Experiência.....

Resumo de experiências de leitura em classe de crianças na faixa etária de 5,6 e 7 anos de idade.

No início da aula as crianças conversam informalmente sobre suas experiências.A professora aproveita o momento e redige com elas um texto livre escrito no quadro.Depois de escrito,feita a correção,o texto é copiado pelas crianças em folha de papel oficio e ilustrado por elas.A professora aproveita o texto para a "página escolar",o trabalho impressor.A frase é escrita em papel,cada frase em uma linha, as linhas são numeradas,recortadas e divididas aos companheiros,que passam a chamar de etiquetas.As crianças de posse das etiquetas estão prontas para iniciar o trabalho impressor.
Cada uma procura as letras correspondentes a sua etiqueta, no componedor de acordo com as divisórias de encaixe.A professora chama depois cada criança pelo número de ordem do texto.Este se apresenta,coloca o seu componedor na prensa de acordo com a sua etiqueta.Depois o texto é composto na imprensa. A página estando pronta,as criançvas lêem-nas,copiam nos cadernos e ilustram novamente.A mesma página escolar impressa serve para o trabalho de montagem do texto na mesa,para um grupo de dois ou quatro crianças.O texto é recortado pelas crianças em faixas.As faixas são misturadas para a criança ordenar novamente o texto.As faixas em uma outra experiência são cortadas pelas crianças de palavra em palavra, dificultando dessa forma a montagem inteira do texto ou de apenas uma faixa,com uma frase.
Esse material trabalhado em sala é guardado em caixa especifica individual ou coletiva.Quando acumula um total de faixas,relativas a 5 ou 10 textos,que já foram explorados,a criança esvazia a sua caixa numa outra,que tem na sala,como arquivo para revisão.A revisão é feita de tempos,não importando se a criança consegue lembrar-se ou não do texto todo. Esta atividade é realizada em grupo.
OBS: a próxima experiência em uma escola rural.Acompanhem...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

continuando o metodo natural

Com a imprensa e o desenvolvimento das técnicas, o metodo natural de leitura não obriga o educando a ler rapidamente, a criança na sua experiência de tateamento,ler, quando consegue dominar um grande número de palavras, influenciado pelas dificuldades que encontra para decifrar os códigos da comunicação se empenha na compreensão do texto, muito mais do que na compreensão apenas das palavras.A criança atinge o processo da leitura por ela mesma,praticando e adquirindo pela experiência pessoal o mecanismo natural de ler,passando por etapas sucessivas.


1ª-etapa: A criança se familiariza com a figura gráfica das palavras conhecidas, encaixando-as nas frases que utiliza de maneira prática,no processo global,

2ª-etapa:resconstitui ativamente as palavras,partindo dos sinais foneticos das mesmas e das expressões criadas por ela,de acordo com o aperfeiçoamento da técnica interiorizada, evoluindo analiticamente do elemento para a síntese viva da palavra,

3ª-etapa:A criança lê a palavra sem soletrar seus elementos,mas pela identificação global,do sentido.

Vencidas as etapas,a criança aprende a escrever,construir, ler naturalmente palavras e frases, motivadas pelas t´cnicas Freinet. As aquisições iniciais do grafismo,são espontaneamente comparadas,quando manipulam livros, revistas,cartas,jornais,álbuns, livro da vida e o texto livre.No centro e convivio dessas oportunidades oferecidas, a comunicação é descoberta através da escrita, a criança atinge o momento mágico, ler em voz alta,sem soletrar,confiante no reconhecimento da linguagem até a leitura real.Os professores criativamente dão continuidade a este processo de leitura natural e por tentativa experimental iniciam a aprendizagem formal dos conhecimentos de gramática de acordo com o nivel e necessidade dos alunos,seguindo os programas escolares.


O contexto gramatical pode facilmente ser explorado, assimilado a partir da criação do texto livre,escolha do texto para elaboração individual ou coletiva,compreensão da sintaxe e construção de frases. Outras atividades nascem do texto livre,como a organização de ficheiros para leitura ,pesquisas,montagem da biblioteca de trabalho,caça às palavras,enriquecendo o vocabulário e a literatura viva infantil,produto máximo da pedagogia Freinet.


OBS:na página seguinte um resumo de experiências de leitura.......fiquem atentos.....