segunda-feira, 19 de abril de 2010

A fase de bifurcação no grafismo-

Na fase de bifurcação a linguagem verbal vai se ajustando cada vez mais ao meio onde vive a criança.Ela aprende,repete e domina muitas palavras com inumeras possibilidades de comunicação.No desenho,a tentativa de escrever imitando os adultos,começa a tomar espaço aparecendo ao lado dos desenhos,movimentos imitativos da escrita,garatujas,letras,numeros e as vezes palavras,como veremos nos próximos desenhos.Os desenhos também começam a tomar formas e identidades representativas do mundo; a vida,interesses,a natureza e objetos do meio social.
VEJA: O desenho da Josedna,da Aline e do Antonio Davi,na próxima página ilustrada.Na fase da bifurcação a criança vai tomando consciência da escrita do adulto,tem necessidade de reforçar sua aquisição gráfica e " o desenho permanecerá como que uma forma de expressão mais sutil e pessoal que, adquirindo feição artistica, se tornará progressivamente num aspecto sempre comovente da cultura ao serviço da vida"(Freinet,1977p51).Para verificar vejamos dois desenhos,um do José Nilson e outro do R%obério.
Estes desenhos evoluiram para além da fase bifurcação.
NOTA:Na próxima página comprove as informações através da ilustração anexada,OK !....

Linguagem e Grafismo-texto livre oral

Tipos de Grafismo-Síntese de todos os tipos de grafismo conseguidos pela criança,na mesma página.

Exposição de evolução gráfica registrada no livro. Diferentes crianças e faixa etárias-Edu. Infantil

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Continuação do saber:grafismo infantil,texto do livro...

A partir de bastante treino (gra´fico) ,.O grafismo vai sendo reafirmado voluntariamente nas sucessivas experiências, por acaso ou por imitação, alcançando fases em que aparecem os traços retos,traços sobrepostos,linhas quebradas,linhas circulares, e ainda a sintese de todos os elementos citados num mesmo trabalho infanfil.(página escolar). A evolução do grafismo vai-se processando no mesmo nivel da evolução da expressão verbal.
Verbalmente a criança vai se comunicando com as pessoas a sua volta, vai acrescentando gestos a esta comunicação e percebendo que com isso obtém respostas que satisfazem as suas necessidades. O grafismo também é uma expressão de comunicação escrita da criança com o mundo. A palavra , o gesto e o grafismo, nesta fase, passam a ser uma vitória especializada da criança,embora no grafismo o desenho seja interpretado pela criança de uma maneira que não corresponde muitas vezes,ao objeto real,porque nesta fase ela não distingue a identidade das figuras desenhadas.Em outras fases do grafismo a criança começa a dar formas diversas como: riscos fortes e bem carregados,pancadas com o bico da caneta,criando pontos ou manchas,riscos redondos ou movimentos celulares amplos vária vezes, influenciado pelo ambiente familiar, escolar. O estimulo, a compreensão e o elogio nesta fase assumem relevante papel, proporcionando o equilibrio do desenvolvimento dos êxitos gráficos conseguidos pela criança que através da tentativa esperimental aperfeiçoa o dominio do instrumento material utilizado para escrever ,desenhar, iniciando a sistematização do grafismo conseguido, alcançando a fase da bifurcação.
OBS:Aguardem esta fase e as ilustrações,estas ajudam na compreensão real das experiências sobre o grafismo na educação infantil, de acordo com as observações do pedagogo Celestin Freinet. Não perca....