quarta-feira, 26 de maio de 2010

A gênese do desenho infantil-do homem(bonecos)

No desenho como na linguagem a criança está relacionada diretamente com o meio onde vive; seus personagens -figura humana- traduzem esta influência. No desenho infantil, o homem nasce através do boneco cabeçudob que representa a figura humana.
-Origem da figura humana no grafismo infantil

A criança desenha e diz para o professor (a) aquilo que desenhou, embora o objeto do seu desenho não tenha uma identidade definida.Cofira as imagens  na próxima página.A figura humana nasce de um círculo que representa a cabeça.Todos os bonecos desenhados tem cabeça, por ser ela o ponto de partida para simbolizar o desenho gráfico do homem. Afirmava Freinet.

Identificada a cabeça, o desenho do homem evolui  para o aparecimento de outros órgãos, os cinco órgãos do sentido e diversas formas de ramificações aparecem como sinais evocativos do personagem.Estes órgãos  aparecem de acordo com as dificuldades vencidas  por cada criança no desenho, e o valor que ela atribui as partes desenhadas,diferentes a escolha por criança.

No desenho das crianças menores, os pés raramente aparecem, Freinet questionava-se:  ou  a criança não sente de imediato  uma utilidade ou por serem muito difíceis de desenhá-los.

O corpo da figura humana no desenho da criança são representada nas formas arredondadas ou geométricas, Mas o corpo realça as suas divisões,as partes do corpo. As formas geometricas também definem o sexo do personagem no desenho.Simultaneamente nesta fase  aparecem  outras partes da figura humana como: os olhos,boca,nariz,orelhas...,umbigo,peitos,pés,dedos e cabelos. O aparecimento não obedece uma mesma idade, mesma classe escolar,Tudo depende de cada criança.

As mãos e os dedos evoluem de modos diferentes e assumem formatos como: galhos secos,asas, raios de sol, entre outros...

NOTA: A seguir imagens relacionadas as informações,com legendas. Verifique e identifique-as.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A GÊNESE DO DESENHO INFANTIL NA ÒTICA DE FREINET

A mostragem que acontece nas ´róximas páginas,será uma rápida amostra das observações feitas por Celestin Freinet durante muitos anos de trabalho como profassor primário. O conteúdo faz parte do terceiro capítulo do livro de Mavanier Saraiva, "O Resgate de Célestin Freinet- A Escola do Povo,edição de 1987 em Fortaleza-Ce.Brasil. Vejamos...

A gênese do desenho
Na pedagogia Freinet o desenho infantil tem importância fundamental. Freinet fez muitas observações sobre os mesmos para conhecer a criança e o meio ambiente.(s0cial e cultural da criança). O objeto das observações não era de cunho pedagógico cientifico propriamente, mas de investigação experimental ao alcance dos professores primários de sua época,da rede pública de ensino na França, e de uma maioria denominada de professores leigos.Procurava com seus estudos facilitar aos professores a compreensão dos desenhos,dentro da evolução gráfica (primeiros grafismos) na sua expressão natural, até a expressão definitiva.
Criou a "Escada do desenho" e "A gênese do desenho" , obra que não foi concluída por ter falecido na época que desenvolvia este trabalho, mas deixou algumas observações da "gênese do desenho do homem, das casas, dos carros, e dos animais (aves e cavalos),os textos coletados por sua esposa Elise Freinet,posteriormente foram publicadas.

OBS:Aguardem na página seguinte a gênese do desenho do homem ou seja dos bonecos. Te aguardo na releitura ,cert ?...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A expressão real do desenho

A criança chega a expressão real do desenho quando vai colocando elementos do meio onde vive no desenho. Vai conversando sobre o desenho enquanto  cria formas,motivada pelo conteúdo do seu pensamento dinâmico e exteriorizado nas suas primeiras  estórias (texto livre oral ou texto livre escrito ) segundo as suas necessidades primeiras, e vai se afirmando no meio onde vive.
 No método natural desenvolvido ,Freinet destacou as seguintes observações:
"1-A criança mais evoluida não é aquela que domina um maior número de palavras,mas aquela que sabe viver e vibrar, associando a mímica às palavras que integrou realmente na sua personalidade.
2-A criança que melhor redige, não é aquela que escreve sem apresentar erros de ortografia, mas aquela que empresta vida às suas palavras em frases pessoais, que bem expõe o seu pensamento.
3-No desenho,nãoé  aquela que desenha certinho no local e no tamanho correto, mas aquela que dá vida aos seus personagens" (FREINET:1977p31)

Para Freinet,o dominio da expressão pelo desenho como o dominio da expressão pela palavra,se realiza segundo o processo da tentativa experimental e o principio da escada do desenho, na disposição do degrau,cada degrau representa dois tempos: o da repetição e o do êxito. Os degraus da escada,seguem passo a passo a evolução do desenho em função do comportamento infantil."... que a prática do desenho livre a nível da escola popular,ajude os educadores a compreender e a apreciar uma pedagogia que se pretende prioritariamente ao serviço da vida, no meio que a criança será amanhã chamada a dominar e a transformar." (FREINET:1977p93)

Na  próxima pagina,não deixem de acompanhar a releitura sobre a Gênese do desenho,um estudo de Célestin Freinet, muito interessante  e útil aos pais, educadores,etc.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Texto Livre Oral


A fase depois dos grafismos em série

Após dominar diversos tipos  de grafismo, a fase seguinte se caracteriza pela "explicação posterior", a criança desenha primeiro e depois projeta o seu pensamento sobre o desenho feito,não existe ainda uma intenção de desenhar isso ou aquilo,ou seja,uma casa,um carro, uma boneca...A identificação dos elementos é sempre depois don desenho ,daí  a expressão  explicação posterior.
Freinet explica  a fase em paralelo com a evolução da linguagem.Suas observações destaca  o complemento dos grafismos justapostos,igualmente quando a criança começa a introduzir na  sua linguagem verbal , palavras ligadas pelos elementos da gramática, ex: a casa,o menino,... da mesma forma a criança vai desenhando e ligando os elementos gráficos em situações diversas.Vejamos estes dois textos orais.

TEXTO LIVRE ORAL (Escrito pela professora mas respeitando o pensamento infantil.
O MENINO ESTÁ INDO PARA CASA.
O MENINO VAI LEVANDO ÁGUA NO BALDE
PARA TOMAR BANHO.
Autor:Carlos Andreoni

TEXTO LIVRE ORAL
ERA UMA VEZ UMA CASA
QUE MORAVA UMA MENINA.
ELA TINHA UM CARRO.
ENTÂO,FOI PASSEAR DE CARRO
E VIU UM GRANDE AMIGO.
FOI PASSEAR NA CASA DA PRIMA DELA,
A PRIMA DELA IA SAIR.
ELA NÂO VIU.
FOI PASSEAR COM O COELHO
autora:Luana Costa


Nota: na página seguinte estes textos formarão a ilustração,no original.

domingo, 16 de maio de 2010


O grafismo dominado se repete.

O desenho surge no mesmo estilo.

O nome do aluno escrito em espelho.

O grafismo em série


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Grafismo em justaposição

É outra fase do grafismo chamada de justaposição, os elementos aparecem ligados ou separados. Nesta fase,a criança reproduz em série, num mesmo estilo, os elementos do desenho que domina e cultiva com entusiasmo e muito senso artístico,embora sejam formatos de figuras ainda não bem definidas. Por exemplo os desenhos de:Francisco nilton,Elaine Cristina, e Ana Carla, na próxima página.