domingo, 15 de agosto de 2010

Ilustração sobre os olhos e as vestes dos bonecos no desenho das crianças.

Continuação do texto-desenho dos bonecos em Freinet

Não foi possível anexar no seguimento as imagens,devido uma ferramenta que está impossibilitando,devido isso,continuo  no prosseguimento textual,quando for liberada,colocarei as imagens,não deixem de acompanhar.

Texto
A Continuidade  da experiência do desenho faz aparecer as criações sucessivas,as manifestações do comportamento promovidas pelo meio,favorecendo a expressão gráfica global dos bonecos,que são estimuladas através da repetição e vão sendo fixadas influenciando a reprodução mecânica dos desenhos, e muitas vezes,destacando-se no ato criador,uma liberdade artística natural.E assim o boneco vai adquirindo formatos e posições diferentes,de acordo com a técnica tateada dominada pela criança  e o significado  que pretende dar a imagem.
Freinet  destacou que o ato de desenhar bonecos de perfil poucas crianças conseguem  e nas amostras que recolhia para posterior estudo,s´mentte notou bonecos desenhados de perfil nas crianças africanas.Estas desde a educação infantil,desenham mais de perfil do que frontal,uma influência cultural da comunidade onde vivem e participarem de eventos com rituais tradicional em volta de figuras de deuses e outros seres cultuados.
Outra característica no desenho dos bonecos é a noção de movimento presente em alguns desenhos, observada pelo pedagogo, que  justificava da seguinte maneira: ..."está na capacidade que a criança desenvolve para captar a vida em tudo o que ela possui de fugaz e de comovente.Constitui, tal como para o artista e para o pintor, o objetivo da arte em que nós pais ou educadores a iniciamos."Freinet.1979p169. Os bonecos que representam a figura humana no universo infantil vão nascendo e aparecendo de diversos modelos de acordo com a criança,cada uma tem uma maneira natural e peculiar ,consoante a sua visão do meio,aspectos do grafismo dominados e automatizados.
Os mais diferentes tipos de bonecos a medida da evolução gráfica e da linguagem infantil,vão sendo aperfeiçoados na pratica escolar,propocional as tendências artísticas e as possibilidades do êxito adquirido. Importante é o processo  trabalhado pela criança,mais do que o resultado  na perfeição dos traços e identificação de personagens.Desenhar é uma forma de exercício,também.

OBS:Tentarei na página seguinte mostrar as imagens,caso a ferramenta seja desbloqueada.