sábado, 15 de outubro de 2011

A evolução do desenho da casa nas observações de Freinet

A montagem dos desenhos não estão em ordem(primeiras experiências gráficas do desenho da casa ),mas  podemos perceber e compreender de acordo com as legendas anexadas agora,procure identificá-las.
O gledson,aluno do primeiro ano fundamental, acrescenta uma árvore e uma estrada,já investindo em um cenário simples que acontece exatamente nesta idade.A chaminé está presente,assim como a antena da TV em cima do telhado da casa.

Na casa da Aline ,5 caminhos foram feitos direionando as meninas abaixo até a casa com suas diversas portas. O sol aparece com seus raios fortalecendo a vida do processo habitacional.O desenho foi na  produzido na alfabetização. Tudo depende da criança e do meio social onde vive.

No desenho da casa doRômulo ,os elementos desenhados preenchem a folha, mas ainda estão dispersos da realidade. Veja o sol e a menina acima da casa,mas percebemos a tentativa experimental da escrita das letras e dos números.A criança estava na educação infantil (antigo jardim ll )

Os desenhos do Francisco Cleudemberg e do Marcelo(alfa e  jardim ) as casas evoluem para a percepção interna do ambiente.Mobiliário e pessoas aparecem e a estrutura física dos andares são bem perceptíveis.

E assim nós educadores,como fez Freinet,podemos analisar os desenhos das crianças e traduzir graficamente esta evolução,por exemplo:Uma casa com todo o seu cenário vivo (Jairo ),O apartamento feito pelo Alysson,apresenta uma percepção urbana dos grandes edifícios onde diferentes famílias residemAs casas em séries despontam na educação infantil,desenho do Alexandre.Da sua forma embrionária a mais real,tem para a criança o mesmo valor afetivo ,predominante até a vida adulta.

OBS:aguardem a continuidade.......até breve !

Nenhum comentário:

Postar um comentário