Verbalmente a criança vai se comunicando com as pessoas a sua volta, vai acrescentando gestos a esta comunicação e percebendo que com isso obtém respostas que satisfazem as suas necessidades. O grafismo também é uma expressão de comunicação escrita da criança com o mundo. A palavra , o gesto e o grafismo, nesta fase, passam a ser uma vitória especializada da criança,embora no grafismo o desenho seja interpretado pela criança de uma maneira que não corresponde muitas vezes,ao objeto real,porque nesta fase ela não distingue a identidade das figuras desenhadas.Em outras fases do grafismo a criança começa a dar formas diversas como: riscos fortes e bem carregados,pancadas com o bico da caneta,criando pontos ou manchas,riscos redondos ou movimentos celulares amplos vária vezes, influenciado pelo ambiente familiar, escolar. O estimulo, a compreensão e o elogio nesta fase assumem relevante papel, proporcionando o equilibrio do desenvolvimento dos êxitos gráficos conseguidos pela criança que através da tentativa esperimental aperfeiçoa o dominio do instrumento material utilizado para escrever ,desenhar, iniciando a sistematização do grafismo conseguido, alcançando a fase da bifurcação.
OBS:Aguardem esta fase e as ilustrações,estas ajudam na compreensão real das experiências sobre o grafismo na educação infantil, de acordo com as observações do pedagogo Celestin Freinet. Não perca....
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