terça-feira, 27 de outubro de 2009

Conectada no texto de Freinet

Lendo e relendo o texto "se o conhecimento" de Freinet, curiosidade e identificação imediatas com o autor pedagogo aconteceram.Refletindo sobre a temática escrita, surgiu a vontade de sa ber mais sobre o professor francês, até então, não conhecido durante todo o período da minha formação pedagógica (curso normal,graduação e pós graduação ), ausência total da sua literatura e história de vida. Mas cursando a pós-graduação em educação na Universidade de Fortaleza(UNIFOR), resolvi resgatar a Pedagogia FREINET para a pesquisa monográfica. A primeira dificuldade foi a aceitação do professor orientador em aceitar, não conhecia nada a respeito, então tentou várias vezes direcionar-me para Piaget, ultra conhecido no meio academico e educacional. A segunda dificuldade foi localizar os livros sobre freinet nas livrarias de Fortaleza e posteriormente nas livrarias do Brasil, isso na década de 1980.Não abandonei a idéia, pelo contrário, iniciei uma procura pela literatura freinetiana,cada vez mais fascinada pela possibilidade de conhecer Célestin Freinet. Por intermedio de uma irmã residente em São Paulo foi iniciada a busca dos livros, o recurso literário para a realização da pesquisa.
Conseguimos por vale postal adquirir das editoras portuguesas Estampa, Presença e Dinalivro os livros básicos, logo depois outros e assim a leitura ativa, foi desbravando mais um pedagogo para os projetos escolares.Durante o processo de leitura foi acontecendo um encontro com a pedagogia Freinet e paralelamente o objetivo de verificar na pratica,toda metodologia, que encantava pela simplicidade da linguagem, poetica , humana e sensibilizadora. Tudo era revolucionário, diferente.Empolgada, fui desbravando alguns amigos professores, trocando idéias e para verificar na ação docente as experiências, somente criando uma escolinha e começar. O primeiro passo foi ler,ler,ler......compreender e projetar no papel nosso aprendizado. Os princípios psicopedagógicos,as técnicas educativas,o método natural de desenho,leitura,escrita e demais informações da Escola Moderna francesa, anos , 1920 até 1966, discutidos e projetados para o nascimento da Escola Freinet em Fortaleza. Montamos a escola com muito idealismo e busca experimental, de acordo com nossas possibilidades sociais, econômicas e culturais. A escola seria o palco ou seja o espaço "testemunho" de documentação, servir nossos anseios de professores e a tese monográfica.A escolinha foi denominada -Jardim Escola os Lobinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário