quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Jardim Escola os Lobinhos e a pesquisa monográfica

A escolinha foi funcionando com poucas crianças,na época ,1984,somente com a pré-escola,denominação dada antes da nova LDB 9493/96 no Brasil,atualmente Educação Infantil.Nosso atendimento circulava nas salas de :maternalzinho,maternal,jardim I e II,alfabetização.Faixa etária de um ano e seis meses aos seis ,sete anos .Dois turnos de atividades experimental ,pedagogia freinet. Éscolher por onde começar era o nosso grande desafio.Nos reunimos e decidimos após algumas leituras.Selecionamos as experiências com o grafismo,desenho livre,texto livre oral e escrito,na sala de alfa. E caixa de trabalho,Ficha de trabalho,entre outras técnicas educativas. Os instrumentos de trabalho escolar foram:papel oficio branco, colorido,fino,grosso.Lápis de cera,lápis de cor comum,canetinhas pontas finas e grossas e lápis preto comum e tipo carpinteiro para as crianças menores. Tudo pensado nos mínimos detalhes,mediada nas necessidades e interesses infantis.O recurso material fundamental para adequar a "imprensa na escola" foi o mimiografo a alcool e stencil branco e preto e colorido.Estes recursos básicos para as primeiras experiências.Evidente que igualmente a qualquer escola infantil,outras atividades eram realizadas,intercaladas em ativas,calmas,de movimento,de informações,música,dança,histórias.etc.
A escola progredia,nossa experiência freinet,e a pesquisa monográfica.Na época o pós-graduação tinha a durabilidade de dois anos e meio,bem diferente da atualidade,quando conseguimos conquistar em apenas um ano letivo.A pesquisa bibliográfica foi escrita e ilustrada com os trabalhos escolares das crianças,para avaliação do professor orientador da universidade,atendendo os procedimentos acadêmicos,consoante um trabalho científico.Na universidade,foi aprovado,uma grande vitória,visto a forte resistência pela realização da pesquisa,devido a escolha do pedagogo. Freinet,um desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário