domingo, 29 de novembro de 2009

o resgate de celestin freinet-a escola do povo.Indice da edição do livro de 1987

Prefácio.........................................................................15
Introdução....................................................................17
Capítulo l As Técnicas de Celestin Freinet...............19
Capítulo ll Os Métodos Naturais...............................35
Capítulo lll A Gênese dos desenhos.........................85
Capítulo lV A Escola e suas atividades.....................179
Conclusão......................................................................193
Bibliografia....................................................................211
Capítulo l As Técnicas de Célestin freinet
Preocupado com a infra-estrutura do sistema educativo que direcionava o ensino para a comunicação verbal e o escrito acadêmico, na posição de impor uma cultura à criança estranha e indiferente às suas reais necessidades infantis, Freinet buscava nova técnica de trabalho ao alcance de suas possibilidades físicas e de interesse ativo e vivo das crianças.Inicia com mudanças radicais,retirando o estrado da sala de aula, transformando metade do tempo diário em "aulas passeios",conhecendo a comunidade e abolindo o livro de leitura tradicional.Formando corpo com a comunidade, .permanecendo no meio social,suas reflexões e atitudes se voltam para uma prática educativa socialista,a expressão livre do pensamento,do trabalho motivado e tateamento experimental.
Aulas Passeios
Freinet saía com as crianças a passear pela aldeia,juntos observavam as situações materiais,pessoais,que chamavam a atenção das crianças e apanhavam objetos durante as caminhadas.De volta à sala faziam um balanço do passeio no quadro,ressaltando as vivências e os motivos despertados. Em conversas informais questionavam, e daí mil elementos vivos eram discutidos por ele e as crianças. Freinet notava que depois desta atividade concluída, o clima da sala perdia todo o empolgamento necessário para dar continuação à aula, no momento que morria essa euforia de ter passeado,manipulado objetos e fatos lá de fora.Aproveitar as "aulas passeios", transformando-as em página escolar, seria a meta seguinte. Como fazer isso de uma maneira revolucionária e permanente válida para exploração dos conteúdos e atividades escolares ? A tipografia na escola seria a solução. A Imprensa restituiria a palavra à criança,as "aulas passeios" seriam transformadas em texto livre e estes substituiriam o livro de leitura. Com a imprensa, o interesse do passeio permanecia e era aprofundado, as crianças escreviam livremente aquilo que queria de acordo com o tema escolhido por ela. A expressão natural era o texto perfeito de estudo. Dessa forma o TEXTO LIVRE assumia a base de uma pedagogia viva.
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Na sequência da comunicação,divulgação original de 1987,terá continuidade na próxima página do diário de M Mavanier.OK!...........................................

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