quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Resgate de Celestin Freinet- tecnica de texto livre oral e escrito


texto livre oral e escrito
Escrevendo ou desenhando espontaneamente a criança cria o seu texto de leitura.O texto seria motivado, teria uma função prática, comunicar aos companheiros,aos adultos, a comunidade próxima ou distante,as experiências individuais ou coletivas dos educandos. O texto livre passa por estágios diferentes de acordo com a sala e faixa etária das crianças.Na Educação Infantil o texto livre é introduzido com o desenho. A criança desenha,explica para a professora, esta escreve abaixo do desenho as palavras ditas pela criança sem interferir na mensagem dada, respeitando os aspectos e o sentido do pensamento infantil.(fig.1e2).
(colocadas antes do texto).
Não importa se, ao redigir o texto,este tenha duas ou três linhas ou mesmo uma ou duas palavras.Este é o texto livre oral.
textos sem a ilustração
"A menina saiu da casa e foi passear no carro.Encontrou a rosa e deu a mamãe."(Alba
Fernandes-6 anos/86)
"Era uma vez uma casa.O menino saiu para procurar uma flor. Não encontrou a flor,encontrou uma casa."(Clécio Silva-6 anos/86)
Através desta técnica natural de trabalho, as crianças sentem desde cedo a necessidade de escrever e ler.Rabiscam abaixo do desenho movimentos imitativos da escrita ou mesmo repetem riscos e silicitam ajuda na interpretação, que a professora faz de modo natural com cuidado de não inibir este momento de iniciativa de leitura natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário