O texto livre escrito é explorado, pedagogicamente, como atividade de elaboração e aperfeiçoamento. A criança escreve o texto num rascunho ou caderno específico,mostra ao professor para ser corrigido individualmente ou coletivamente. O texto é copiado no quadro e questionado diante das crianças.São analisados desde a expressão,escolha das palavras, complemento das preposições,observações sobre a construção e estrutura das frases,exatidão na narrativa de um acontecimento e a conclusão do autor,para se obter uma mensagem clara do texto. O professor ajuda,mas não pode deixar que o texto perca o valor das ideias da criança, esta precisa sentir que o que está escrito é o seu pensamento. Depois a criança copia o texto já Foi corrigido e trabalha na ilustração como no exemplo anexado.Texto de Rafaella (alfa).Feita a correção,análise, pesquisa coletiva e ilustração, o texto é arquivado no "livro da vida", tendo abaixo o nome do autor e a menção especial "Enriquecido coletivamente na aula". O livro da vida é organizado pela criança,que numera suas páginas e vai formando o seu livro de leitura que contém textos de sua autoria e dos companheiros. Este material passa a ser um recurso de consulta na aula, quando a criança quiser ler ou rever assuntos estudados em sala.
- O processo de correção do texto livre escrito é realizado de acordo com a idade das crianças,criatividade do professor e modernização da escola. São evitados sublinhar erros,riscar frases e colocar anotações negativas à margem. Com crianças maiores a correção se transfoma numa experiência viva de português,útil na construção de frases,leitura,enriquecimento do vocabulário,caça as palavras,agrupamentos de palavras pelo som,pelo sentido,outras observações e exercícios práticos de gramática. O texto ainda oferece estudo integrado de outras àreas,quando o tema oferece oportunidade para pesquisar sobre a comunidade, investigação de História,Geografia e Ciências,podendo ser útil na busca de solução para situações de matemática e motivação para trabalhos artíticos e desenho livre.
Fiquei muito emocionada, ao ver essa página. Viajei a um passado muito feliz no Centro Educacional Freinet. Saudosa lembrança.
ResponderExcluir