-Ajustamento do texto em linhas;
-Escolha de caracteres,que tornem o texto bem legível; (isso no tempo de Freinet)
-Titulos em letras maiúsculas;
-Espaços bem delimitados,obedecendo medidas padrão no alto,abaixo,e lados da folha de papel;
-Ilustrado a cores ou em preto e branco.
O texto livre escrito só está pronto para tiragem quando o professor ou o aluno,autor do texto,dá a sua aprovação.O mesmo tem que respeitar o pensamento e o trabalho da criança,quer seja numa experiência individual ou coletiva.
As vantagens do jornal escolar:
A criança experimenta todo um processo de criação e correção,alcançando uma expressão perfeita e viva como meio de comunicação.Fica motivada pelo desejo de escrever,ler,conhecer fatos,coisas e pessoas que direta ou indiretamente vão contribuir na sua formação emocional,social e cultural.É despertada para o viver em sociedade, através das trocas de informações,objetos,documentos,com outras escolas e comunidades.Seu campo de conhecimento é alargado pela vida, o trabalho e o mundo.
A escola passa a ter uma obra,que servirá como testemunha daquilo que a criança pensou,viveu,quis e fez.Suas relações com outras crianças e adultos são melhoradas pela oportunidade que tem de trabalhar em grupo. A prática do jornal valoriza o comportamento social da escola e do educando.
Técnica:Correspondência interrescolar
Essa técnica surgiu pela necessidade que sentiu Freinet de oferecer às crianças uma audiência maior para os seus "jornais escolares".Expandir a comunicação com outras comunidades para ampliar os conhecimentos e as experiências infantis. Iniciou a troca interescolar apenas com uma comunidade vizinha, mas em pouco tempo o acontecimento se espalhou de tal forma que a correspondência interescolar passou a ser um movimento que dominou nas escolas,cujas práticas eram as técnicas Freinet.A correspondência interescolar se dá entre alunos de uma mesma escola ou escolas de comunidades vizinhas. São trocas de jornais,álbuns,livro da vida, documentos,objetos,discos,peças para o museu escolar,enfim, uma série de trocas são realizadas,oferecendo os mais diversos conhecimentos às crianças. Através da correspondência a criança deixa de escrever somente para ela e permanece motivada para a leitura e a escrita. A base das trocas da correspondência interescolar está na curiosidade e no jornal escolar.
As escolas participantes se organizam em equipes que se comunicam de acordo com os interesses da escola e dos alunos. Elas podem fazer parte de uma mesma classe social ou servirem de apoio complementar de informações quando se realiza a correspondência de uma escola urbana com uma rural ou uma pública com uma particular. A correspondência passa a ser obrigatória entre as escolas e as equipes organizadas. O trabalho de imprensa é todo preparado pelas equipes responsáveis.Cada vez que um texto ou desenho é impresso, é produzido um a mais,para cada escola correspondente. Os textos são agrupados mês a mês e guardados em pastas especiais que depois recebem uma bela capa para ser enviados aos locais respectivos.
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