segunda-feira, 14 de dezembro de 2009



Os textos colocados demonstram as possibilidades que tem o professor de trabalhar em sala através do texto.(texto, a cidade de Fortaleza e o cruzado) dinheiro brasileiro na época.Hoje ano de 2009,o dinheiro brasileiro se chama real.


Técnica:Jornal escolar


Esta técnica teve como referencial de criação o "Correio da Escola" impresso na Bélgica,na Escola Decroly,porém a criação de un "Jornal Freinet" foi considerado original, quanto ao conteúdo (o texto livre), quanto à técnica de impressão(a imprensa escolar-tipografia ou o limografo ).Na época os Jornais Escolares-método Freinet-marcaram um acontecimento característico da pedagogia francesa e internacional. Foi trabalhado na França em escolas de várias classes sociais e em salas de todos os níveis,alcançando as escolas de curso complementar, ensino fundamental,ensino médio e pedagogia da União Francesa,ainda em casas familiares e hospitais.

O Jornal Escolar,método Freinet, é uma coleta de textos livres,impressos diariamente e agrupados mês a mês, numa encardernação especial, sendo distribuídos para os assinantes extra escola e os correspondentes escolares.

Exemplos de como fazer o Jornal escolar desde Freinet-1925


-O jornal manuscrito:usado nas escolas que não possuem um sistema de poligrafia. O texto livre depois de aperfeiçoado é escrito pela criança numa folha de 13,5X21cm,com esferográfica sobre carbono para se obter de uma só vez duas ou três cópias. Uma para o livro da vida,para os correspondentes e jornal escolar.Por exemplo: Uma classe com dez alunos,escrevendo regularmente, tem,além das dez páginas pessoais,dez cópias de cada texto para o jornal escolar.Estas experiências deixam a classe movimentada pelo trabalho e as crianças realizam cópias fora do esquema tradicional e são envolvidas na euforia de uma obra coletiva.


Na ausência da prática do jornal manuscrito os textos são aproveitados em álbuns ilustrados para comunicação interescolar. Aperfeiçoando a técnica, a escola utiliza a linogravura gravando os desenhos das crianças e aproveitando na ilustração do jornal,capa do jornal,de álbuns e livro da vida.As escolas podem criar o jornal escolar Freinet utilizando recursos como: o mimeógrafo a álcool,eletrico,imprensa tipografica,copiadoras.


Atualmente o recurso melhor e mais explorado será o computador e todas as suas possibilidades.


-O Jornal Impresso:É o que caracteriza as técnicas Freinet.Permite uma apresentação melhor do texto e desperta nas crianças um grande fascinio,por poderem manipular letras de diversos tamanhos,numeros,outros sinais e sentirem de fato que estão trabalhando na produção e realização de alguma coisa construida por eles.(experiência original e válida na geração de alunos e educadores freinetianos, de 1920 até 1966) antes do computador.Para alcançar o sucesso almejado,o jornal escolar pela imprensa tem que ter uma forma de apresentação perfeita.A composição de cada página é cuidadosamente preparada pelo professor e as crianças nos aspectos abaixo:


-Ajustamento do texto em linhas;


-Escolha de caracteres,que tornem o texto bem legível; (isso no tempo de Freinet)


-Titulos em letras maiúsculas;


-Espaços bem delimitados,obedecendo medidas padrão no alto,abaixo,e lados da folha de papel;


-Ilustrado a cores ou em preto e branco.


O texto livre escrito só está pronto para tiragem quando o professor ou o aluno,autor do texto,dá a sua aprovação.O mesmo tem que respeitar o pensamento e o trabalho da criança,quer seja numa experiência individual ou coletiva.


As vantagens do jornal escolar:


A criança experimenta todo um processo de criação e correção,alcançando uma expressão perfeita e viva como meio de comunicação.Fica motivada pelo desejo de escrever,ler,conhecer fatos,coisas e pessoas que direta ou indiretamente vão contribuir na sua formação emocional,social e cultural.É despertada para o viver em sociedade, através das trocas de informações,objetos,documentos,com outras escolas e comunidades.Seu campo de conhecimento é alargado pela vida, o trabalho e o mundo.


A escola passa a ter uma obra,que servirá como testemunha daquilo que a criança pensou,viveu,quis e fez.Suas relações com outras crianças e adultos são melhoradas pela oportunidade que tem de trabalhar em grupo. A prática do jornal valoriza o comportamento social da escola e do educando.


Técnica:Correspondência interrescolar


Essa técnica surgiu pela necessidade que sentiu Freinet de oferecer às crianças uma audiência maior para os seus "jornais escolares".Expandir a comunicação com outras comunidades para ampliar os conhecimentos e as experiências infantis. Iniciou a troca interescolar apenas com uma comunidade vizinha, mas em pouco tempo o acontecimento se espalhou de tal forma que a correspondência interescolar passou a ser um movimento que dominou nas escolas,cujas práticas eram as técnicas Freinet.A correspondência interescolar se dá entre alunos de uma mesma escola ou escolas de comunidades vizinhas. São trocas de jornais,álbuns,livro da vida, documentos,objetos,discos,peças para o museu escolar,enfim, uma série de trocas são realizadas,oferecendo os mais diversos conhecimentos às crianças. Através da correspondência a criança deixa de escrever somente para ela e permanece motivada para a leitura e a escrita. A base das trocas da correspondência interescolar está na curiosidade e no jornal escolar.


As escolas participantes se organizam em equipes que se comunicam de acordo com os interesses da escola e dos alunos. Elas podem fazer parte de uma mesma classe social ou servirem de apoio complementar de informações quando se realiza a correspondência de uma escola urbana com uma rural ou uma pública com uma particular. A correspondência passa a ser obrigatória entre as escolas e as equipes organizadas. O trabalho de imprensa é todo preparado pelas equipes responsáveis.Cada vez que um texto ou desenho é impresso, é produzido um a mais,para cada escola correspondente. Os textos são agrupados mês a mês e guardados em pastas especiais que depois recebem uma bela capa para ser enviados aos locais respectivos.






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