domingo, 6 de dezembro de 2009

O texto escrito já é possivel com as crianças de cinco,seis,sete anos nas classes de alfabetização e Ensino Fundamental.l (fig.5e6).Consoante as figuras da ilustração:o texto "O peixe" e a "Árvore de Natal".
Freinet não se limitava nas teorias que defendiam uma idade padrão para o aprendizado da leitura, progressivamente em contato com a experiência do dia a dia e bom senso, esperava o acontecimento dessa aprendizagem sem pressa e cobranças,pacientemente aguardava o desabrochar.Nesta fase o texto livre vinha trazendo a tentativa das letras,sílabas e muitas vezes a própria criança tomava para ela a iniciativa de ler o texto para os companheiros,decifrando os sinais escritos. Nesse momento o professor assume um papel de caráter encorajador, deixando a criança confiante de saber escrever e ler, surgindo a partir daí o interesse da criança pela leitura natural.

Os textos orais e escritos, após a redação,são submetidos a uma escolha em sala pelas crianças e professor.Votação simbolica,com o levantamento da mão. A escolha acontece pelos títulos,mensagem ou desenho. O desenho tem lugar fundamental,por ser um desinibidor psíquico e uma forma de expressão natural, libertação gráfica segundo as normas pessoais de cada criança. O desenho não funciona apenas como uma atividade de artes plásticas comum, colocadas em murais ou fios nailon como exposição gratuita do esforço infantil.
Ele participa da votação de escolha da mesma forma que um texto bem escrito. A escolha se realiza informalmente, objetivando não discriminar nem desvalorizar a experiência infantil, mas encorajar os hesitantes e timidos a querer melhorar suas atividades de criação para maior rendimento pessoal. Freinet era a favor da liberdade, mas não da liberdade de deixar fazer as coisas de qualquer jeito, isto é, num nível de bagunça ou gestos preguiçosos. Para ele a criança tem potencial e todos os indivíduos necessitam de modelos honestos,válidos, não para um único momento, mas para a vida afora. Além deste objetivo, a criança teria com o seu trabalho as honras da imprensa.
O texto escolhido em grupo merecia o trabalho impressor e depois um rumo definido. Um exemplar para o aluno, outro para o álbum ficheiro, outro para os correspondentes. Os textos não escolhidos fazem parte da "página escolar" integrada na vida geral da aula . Os temas oferecidos pelos textos geram os assuntos motivadores da aula, os conteúdos de estudo.
O texto livre, oral ou escrito, na pedagogia Freinet, é ponto de partida e o elemento central pedagógico. A criança exterioriza seus sentimentoss, fala de sua vida, retrata o seu mundo e interesse que são a expressão profunda das suas convivências pessoais, por se exprimir inserida num contexto tendo a oportunidade de dinamizar a sua cultura e se fortalecer como homem para o futuro. A prática do texto deve ser diária, a tiragem na imprensa, a escola realiza de acordo com o desenvolvimento e o alcance da técnica.
A técnica do texto livre também se aplica aos poemas escritos pelas crianças. Estes podem ser gravados, escutados na sala e trabalhados conforme a criatividade das crianças e do professor.
Freinet chamava atenção para o seguinte: O texto livre na escola só tem objetivo quando "permite através da imprensa do jornal escolar e das trocas de correspondências, uma aprendizagem natural da leitura e da escrita, fórmula ideal para a pedagogia de hoje e de amanhã.'(Freinet:1975P32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário