quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Introdução do livro:O Resgate de Celestin Freinet-A Escola do Povo

Texto escrito pela autora M Mavanier Saraiva Cavalcanti
Célestin Freinet nasceu na França em 1896,onde viveu toda a sua vida até o ano de 1966.Era professor primário e participou como oficial do Exército francês da primeira Guerra undial,no período de 1914 a 1918,foi vitimado durante a guerra por um gás tóxico que lhe afetou as cordas vocais abalando seramente sua saúde,recebendo recomendações médicas para evitar esforços físicos e vocais.Reagindo contra o viver na imobilidade,na solidão profissional,optou com enorme força de vontade pelo trabalho.Reassumiu seu cargo de professor numa escola do interior da França e começou modificando esquemas de ma escola tradicional, criando novas técnicas de trabalhar a educação, técnicas que se adaptassem a sua saúde e permanecessem como proposta renovada e progressista para a escola, que na época, tanto na França como no mundo, atravessava todo um processo de mudança. Engajado na luta por uma educação viva e consciente, Freinet partiu radicalmente da base, impulsionando pela primeira vez na história da pedagogia um movimento de renovação.

No dizer de sua esposa e companheira Elise a renovação foi conquistada "através do contato com criança,das relações de franca e simples camaradagem que mantinha com elas, tinha compreendido definitivamente que precisava colher na própria vida das crianças os novos elementos para o seu trabalho pedagógico e apoiar-se nos seus interesses mais profundos para satisfazer aquela sua necessidade de atividades."(1) Conhecer a comunidade, seus costumes,os meios de sobrevivência,as condições ambientais em que viviam as crianças e suas famílias,eram pontos significativos para o começo de um novo trabalho escolar.Assim, Freinet introduzia na sala de aula os valores e recursos da comunidade, ficando a escola aberta para a vida e a cultura popular.

No contato direto com o meio social, as crianças aprenderiam e tomariam conhecimento de uma cultura válida como experiência de vida real. Na proporção que a comunidade interagisse nas informações e práticas educativas, o sentimento de pertencer a esta comunidade seria desabrochado,fazendo com que o educando tivesse a compreensão de pertencer a um mesmo mundo e democraticamente,a ação educativa teria uma dimensão política e social capaz de expandir uma cultura útil e popular,fatores decisivos na ascensão social do educando e do meio onde vive.

Como cidadão francês, Freinet tinha posição política definida e como professor primário medio se identificava com as preocupações do povo,que para ele era a expressão das massas, dí consagrar seus cuidados de educador à criança para através dela exaltar todo o seu potencial global, sem fazer diferenças de inteligência, caráter e meio ambiente.
Freinet retira 0 estrado da sala de aula,deixando o professor falar aos alunos num mesmo plano físico.Adota em 1925 as cooperativas escolares,que tinha como finalidade a organização de coletas,excursões,representações teatrais e coordenação de trabalhos práticos e pedagógicos em função da integração da vida e do interesse da criança nas atividades escolares.Introduz na aula atividades de livre escolha, onde o aluno escolhe o que fazer, inventar, mediante a técnica do texto. Inicia as "aulas passeios" pela comunidade,dando às crianças a oportunidade de observação, tateamento experimental, criação de múltiplas atividades de expressão oral e escrita,tudo através do meio social que na Pedagogia Freinet é fundamental; é a união da escola pública e do seu destino.Abolia o manual escolar e colocava a serviço da educação a intenção materialista de novos recursos, técnicas, atitudes, transformando as relações dentro da escola por meio da expressão livre, da imprensa,do jornal escolar, da correspondência e da livre investigação. Tomando estas posições,buscaria por todos os meios "técnicas pedagógicas válidas para todos" , dentro de uma linha educativa de interesses vivos levando sua ação pedagógica rumo à vida.
Neste contexto, Freinet coloca na sala uma tipografia e papéis dando nascimento a técnicas pedagógicas com base na imprensa escolar, marcando na época o início de um dos maiores movimentos de educação popular, sendo o primeiro educador preocupado com a infra-estrutura do sistema educativo,sem colocar como primeira causa a infra-estrutura da sociedade.
Mavanier(1987) Fortaleza-Ceará
OBS: A edição deste livro foi esgotada ,cumprindo antes uma trajetória belíssima de ações educativas por esta professora e outros, que identificados se tornaram educadores freinetianos na cidade de Fortaleza.Durante duas décadas do século XX.Mas mantemos uma extensa documentação de experiências,para além das técnicas criadas por Freinet,mas adaptadas a real necessidades do final do século.Gradativamente este diário registrará a nossa trajetória.

Um comentário:

  1. Querida Marvan, eu e um grupo de educadores ligados ao Movimento da Pedagogia Freinet, gostaríamos de ter contato contigo e comprar seu livro.

    Bjs

    Ana Lúcia fecunda@gmail.com

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