quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Capituloll-Os metodos naturais

O método natural freinet engloba as atividades de desenho,escrita e leitura.Através das observações feitas com crianças até sete e oito anos de idade, Freinet estruturou o seu pensamento pedagógico em cima da evolução natural da aprendizagem do desenho,da escrita e da leitura.Bal,sua filha, foi exemplo da fundamentação do metodo.Acompanhando sua filha desde a idade de um ano e oito meses,quando Bal pegou pela primeira vez um lápis para riscar, Freinet fixou sua atenção e daí para frente começou a observar,anotar todas as experiências de Bal ...Bal não frequentou a escola tradicional,não usou cartilha,não realizou sequência de exercícios psicomotores para dominar a escrita e a leitura.Conseguiu ler e escrever aos sete anos através do processo natural das técnicas Freinet.
O método se realiza através das técnicas Freinet,sem lições programadas, exercícios padronizados ou estudo de sílabas específicas. A aprendizagem se dá pela vida,pela intuição,afetividade e pela troca que a criança faz na sua vida social e meio escolar, progredindo de acordo com suas condições individuais. "O metodo natural tanto na leitura como na escrita é em primeiro lugar,expressão e comunicação pela interpretação de sinais escritos,mesmo quando a mecânica está apenas imperfeitamente ajustada é, então compreender ou advinhar, através dos sinais, o pensamento ou as indicações que exprimem e cada um aplica-se consoante a sua compleição, numa tentativa experimentl que utiliza,segundo os indivíduos,o globalismo, a decomposição ou os dois ao mesmo tempo".(Freinet;1977p55).
MÉTODO NATURAL DE LEITURA
As crianças na escola freinet aprendem a ler pelo método natural de leitura. Nos esclarecimentos de origem,freinet partiu das observações feitas por Dr. Decroly, primeiro educador que falou de sincretismo e de globalismo. Freinet se justifica em Decroly,destacando que a vida "diz que a primeira visão do indivíduo é completamente global e sincretica.A criança ouve um passo, vê uma sombra:Mãe ! e todos os elementos de vida concorrem misteriosamente para este conhecimento".(Freinet;1977p18).Somente quando a identificação está feita os outros órgãos dos sentidos se organizam na percepção dos detalhes analíticos:Braços,cabelos,etc.Esta segunda fase, nem sempre é necessária,porque na percepção do todo, a criança já registrou a imagem na memória.,(dependendo da qualidade de inteligencia infantil ou necessidade especial).Para Freinet,este é um processo reencontrado no "metodo global" e que Decroly chamava a atenção para o seguinte:" a criança para falar não parte da letra ou da sílaba,nem mesmo da palavra,mas da expressão global e que a criança é capaz de aprender a palavra e a frase antes de distinguir os elementos constitutivos,mas que esta frase esteja inserida no contexto da vida da criança"(Freinet;1977p23).Respeitando os principios do metodo global freinet conclui que,tanto para a leitura como outras disciplinas de estudo,é inegavel a aplicação desses principios na educação escolar.
Obs.na página seguinte a continuidade do assunto...

2 comentários: