quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

metodo natural-continuação

Partindo daí,Freinet se preocupou em mostrar a criança através da imprensa na escola e do texto oral ou escrito.Deixar a criança exprimir-se, encorajando-a quando necessário,divulgar o seu pensamento, aproveitando todas as palavras da sua linguagem infantil,seria o caminho para ler globalmente sem lições padronizadas e fixadas pelo professor.Através das técnicas pedagogicas FReinet,se chegaà leitura global ideal,a compreensão das frases, e a descoberta natural do mecanismo das palavras e sílabas. Na leitura dos próprios textos e dos correspondentes as crianças naturalmente começam a ler.No inicio,apenas algumas palavras, de maneira até incorreta, mas as imagens dessas palavras brotam no seu sentido real e total. Nesse momento ela saberá ler, esta aprendizagem ficará para sempre, porque foi motivada pela própria vida de acordo com a evolução individual de cada uma.
Na prática, o treinamento da leitura-Me4todo Natural Freinet-segue os seguintes passos:
-Primeiro, a imprensa Freinet na escola.Recurso material para a leitura global e a expressão infantil.Na atualidade o recurso será o computador.
-Praticar o desenho livre ou texto livre escrito diariamente. A notar a mensagem infantil,quando se trata do texto oral, e cuidar da elaboração quando for o texto livre escrito,podendo ser uma conversa coletiva,uma estória,um diálogo, um poema.
-Realizar a troca de folhas impressas de álbuns,páginas de vida dos companheiros, a correspondência.Motivos para estimular a leitura e a aquisição de uma escrita asseada e legivel.
-Conversa informais entre professor e alunos ou outras pessoas, para provocar o incentivo à investigação,à documentação e a comunicação.
OBS:na próxima página a continuidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário