terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

continuando o metodo natural

Com a imprensa e o desenvolvimento das técnicas, o metodo natural de leitura não obriga o educando a ler rapidamente, a criança na sua experiência de tateamento,ler, quando consegue dominar um grande número de palavras, influenciado pelas dificuldades que encontra para decifrar os códigos da comunicação se empenha na compreensão do texto, muito mais do que na compreensão apenas das palavras.A criança atinge o processo da leitura por ela mesma,praticando e adquirindo pela experiência pessoal o mecanismo natural de ler,passando por etapas sucessivas.


1ª-etapa: A criança se familiariza com a figura gráfica das palavras conhecidas, encaixando-as nas frases que utiliza de maneira prática,no processo global,

2ª-etapa:resconstitui ativamente as palavras,partindo dos sinais foneticos das mesmas e das expressões criadas por ela,de acordo com o aperfeiçoamento da técnica interiorizada, evoluindo analiticamente do elemento para a síntese viva da palavra,

3ª-etapa:A criança lê a palavra sem soletrar seus elementos,mas pela identificação global,do sentido.

Vencidas as etapas,a criança aprende a escrever,construir, ler naturalmente palavras e frases, motivadas pelas t´cnicas Freinet. As aquisições iniciais do grafismo,são espontaneamente comparadas,quando manipulam livros, revistas,cartas,jornais,álbuns, livro da vida e o texto livre.No centro e convivio dessas oportunidades oferecidas, a comunicação é descoberta através da escrita, a criança atinge o momento mágico, ler em voz alta,sem soletrar,confiante no reconhecimento da linguagem até a leitura real.Os professores criativamente dão continuidade a este processo de leitura natural e por tentativa experimental iniciam a aprendizagem formal dos conhecimentos de gramática de acordo com o nivel e necessidade dos alunos,seguindo os programas escolares.


O contexto gramatical pode facilmente ser explorado, assimilado a partir da criação do texto livre,escolha do texto para elaboração individual ou coletiva,compreensão da sintaxe e construção de frases. Outras atividades nascem do texto livre,como a organização de ficheiros para leitura ,pesquisas,montagem da biblioteca de trabalho,caça às palavras,enriquecendo o vocabulário e a literatura viva infantil,produto máximo da pedagogia Freinet.


OBS:na página seguinte um resumo de experiências de leitura.......fiquem atentos.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário