quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Metodo Natural da Escrita

A aprendizagem da escrita obedece o mesmo processo da leitura,não existe uma obediência metodica e graduada para esta aprendezagem.Os instrumentos oferecidos as crianças são selecionados, objetivando facilitar o treino ortográfico das letras e palavras.O caderno (utilizado no inicio escolar) sem pauta, caderno com pauta dificulta a espontaneidade da criança por exigir dela um maior esforço nesta fase preparatória,por não possuir ainda a firmeza manual necessária para segurar a caneta e escrever palavras.O recurso da escrita é uma caneta de bico grosso e redondo (caneta ponta de feltro).O lápis ou caneta ponta fina não são aconselhaveis,habitua a criança a carregar a mão e, nesta fese, devemos evitar instrumentos dif`ceis,porque a pressão e o peso da mão são dois grandes obstáculos na aprendizagem da escrita.A caneta ponta de feltro é aconselhavel por deslisar facilmente no papel e deixar de imediato um traço visivel,não exigindo da criança um traço fino ou grosso,o treino ortográfico segue a evolução natural do grafismo infantil.Na fase preparatoria não são usados modelos de exercicios através do quadro de giz,por dificultar a percepção do modelo,tendo em vista que a criança precisa levantar a cabeça de vez em quando para visualizar o modelo.
O resultado das atividades ortograficas a partir do grafismo(primeiros riscos e rabiscos) são aceitos com apreciação positiva,mesmo quando apresentam deformações nos movimentos ou incompreensão de leitura.Os erros de ortografia não são cobrados(corrigidos literalmente).é esperado com paciência o amadurecimento da criança neste aspecto,(nesta fase de educação infantil)Não há preocupação em saber(qual tipo de letra será assimilado e desenhado pela criança,letra de forma,redondinha ou cursiva) nem quais as letras ou palavras que aparecem primeiro.O desenho gráfico das mesmas vão progressivamente se aproximando da forma ideal,de acordo com os modelos visualizados e facilidade de desenhar pela craança.
OBS:o tema de estudo ainda continua na proxima postagem...

Um comentário:

  1. Sou fã de Freinet,e acho que Emília FERREIRO pegou um pouco das idáis dele em sua Psicogenese da língua Escrita. Pois Freinet faa sobre as fases.
    Freinet divide em 5 fases a escrita:
    v 1ª fase – Fase do grafismo ou não diferenciado (a criança utiliza - se de garatujas, de grafismos separados ou ligados por linhas curvas e quebradas).
    v 2ª fase - Fase do grafismo diferenciado e/ou justaposto. Os grafismos começam a se aproximar das formas das letras e dos numerais. Nesta fase, a criança já começa a diferenciar desenho escrita.
    v 3ª fase - Fase da imitação da escrita. Utilização das letras do próprio nome ou nomes conhecidos com repetição e automatização do grafismo conseguido. Pelo método natural, a criança procura interpretar seus desenhos e sua escrita.
    v 4ª fase - Fase da utilização dos sinais convencionais ( letras e números) com ou sem valor sonoro. A criança já percebe que há regras e formas fixas a imitar. Começa a interpretar e reproduzir textos e a solicitar referenciais aos adultos.
    v 5ª fase - Fase da escrita alfabética. A criança domina e identifica um número razoável de palavras e sabe se comunicar por escrita. É o começo da escrita consciente, da qual a criança não separa mais.

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