terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Experiência em uma escola rural

Na escola havia uma galinha.Todos os dias as crianças estavam atentas a esta novidade.Determinado dia, a galinha não apareceu na escola.As crianças começaram a questionar a presença da galinha.O professor falou ao grupo:-Nossa galinha foi se esconder para chocar seus ovos,não podemos pertubá-la, em breve nascerá os pintinhos e nós vamos olhar.
Um dia apareceu a galinha no quintal da escola.As crianças ficaram eufóricas e curiosas para descobrir o esconderijo e ver os pintinhos.Neste corre-corre maluco e de muita conversa entre as crianças sobre a galinha,o professor aproveitou a oportunidade e fez anotações suficientes para redigir um texto livre escrito na sala usando o quadro de giz.
Nossa galinha (criação coletiva)
Ali vai a galinha a correr para a poça!
O seu pequeno bico mergulha na água,
a sua cauda branca levanta-se para o ar,
vai beber toda a água! não,não,a sua barriga
é pequena e arrebentaria.
Como tem sede a galinha...
Agora,sabemos onde é o seu ninho,
é lá embaixo no cantinho.
A galinha choca os ovos.
Dos ovos nascem os pintinhos.
O texto foi copiado no caderno pelas crianças,lido em voz alta pelo grupo e depois questionado coletivamente,consoante a curiosidade e interesse da turma pelo assunto.De repente as crianças pediram para montar um álbum sobre a galinha.Começaram a desenhar,fazer perguntas e escrever sobre os seus desenhos.No trabalho coletivo,recortaram os desenhos,reconstruram nova estória em forma de álbum,que recebeu a honra da imprensa e distribuição para o livro da vida e correspondentes.
O exemplo justifica que o texto livre escrito pode nascer de um acontecimento natural,provocado por uma ou várias atividades integradas partindo de uma mesma motivação.
Obs: a seguir aspectos assimilados do metodo natural da escrita. Acompanhem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário