sábado, 27 de fevereiro de 2010

A escrita com crianças maiores-Freinet

Com as crianças maiores no processo ativo da escrita das palavras,o treino ortográfico pode ser feito diante de um modelo com letras bem desenhadas.A exigencia existe em função da criança que já domina a escrita por ser exigido dela o movimento correto dos sinais gráficos e uma caligrafia legivel.Nesta fase os cadernos adotados na escola são os de pautas simples,(não são utilizados cadernos pauta dupla).Na pedagogia Freinet a letra cursiva (no ensino fundamental) passa a ser a preferida,por permitir movimentos redondos simples,facilitando a continuidade e a decisão do pensamento infantil,por adaptar a rapidez da escrita a velocidade do pensamento .A letra redonda separada é questionada como meio não facilitador da expressão escrita do pensamento,porque os elementos da palavra colocados justapostos não permite o desenho rápido da palavra sem levantar a caneta ou lápis.A necessidade de parar a cada letra quebra o pensamento, a força expressiva do conjunto das idéias, sacrificando a forma, o contexto literário,enquanto que a letra cursiva é ideal como meio da expressão livre do pensamento na escola, a vivência da criança com a linguagem escrita começa acontecer através da identificação do seu nome,escrito pelo professor nos seus objetos pessoais e trabalhos escolares.A visualização diária desses recursos coloca a criança espontaneamente em contato com a escrita cursiva ou de imprensa,própria das impressoras usadas por C~elestin Freinet (na sua época).(Na atualidade o uso do computador diversifica os modelos e os tamanhos das letras,enriquecendo todo o processo de aprendizagem infanto-juvenil).
Assimilando as formas das letras elas começãm aparecer nas páginas escolares,a partir das garatujas(educação infantil) ,como códigos diferentes dos desenhos ou rabiscos.Surgem ligadas ou separadas e são interpretadas pela criança como sinais vivos da escrita.
Obs:continuarei a tematica na próxima página,não perca,construa qualquer comentário ou tire dúvidas.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário