A utilização das letras do nome da criança por ela mesma nas atividades,mostra o despertar natural do sentido da escrita e da compreensão do emprego das letras. O interesse inicial está nos nomes das pessoas e objetos conhecidos da sua vida> O aproveitamento dessa manifestação espontânea é materializada pelo professor em diferentes tipos de atividades,desde a escrita da palavra no quadro, em fichas ou impressas no recurso tecnológico presente na escola,que são distribuidas as crianças,permitindo a sua manipulação e o despertar do grafismo,da escrita e da leitura.
A criança identifica as formas essenciais das palavras,interioriza-as,começa a reconhecê-las e passa a construir novas palavras e através das tecnicas Freinet expande o seu grafismo e naturalmente a escrita deslancha em qualquer folha de papel.O desenho é a primeira etapa da escrita,segundo Freinet(1978p82)" a criança não pode deenhar com ~exito uma linha reta ou conseguir uma oval regular antes de ter rabiscado longamente linhas curvas,quebradas e irregulares.E é esse tateamento que lhe dará o dominio elementar que é o fruto dos seus esforços."
Na troca dos desenhos na sala de aula,na divulgação das páginas escolares entre os amigos da mesma escola ou correspondentes,entre os pais,e praticando o texto livre oral ou escrito,ditados pela criança e escrito pelo professor, depois copiados por ela no caderno,papel oficio, fazem os motivos necessários para a aprendizagem da escrita
OBS:na próxima página do diário,como facilitar este aprendizado......realize a leitura ,OK!
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