quarta-feira, 3 de março de 2010

Facilitando a escrita para as crianças

Para facilitar o aprendizado da criança,Freinet orientava substituir a letra maiúscula cursiva(muitas vezes bem desenhadas,com voltas,no bem tradicional), em nomes próprios e inicio de frases, pela letra maiúscula de imprensa,por exemplo: A C T R M F L......,objetivando um maior interesse da criança em escrever.
A aprendizagem da escrita e da leitura acontece,simultaneamente, quando a criança vai dominando os elementos da linguagem escrita,através da prática de páginas escolares realizadas em sala,( grafismo,nomes conhecidos, numerais) o texto livre oral e escrito.
Sugestões de atividades:
-Utilização de elementos (letras,desenho) de historias infantis contadas diariamente,
-Texto livre,impressos e afixados no mural da sala,em volta da sala,feito uma grega decorativa,em uma altura adaptada,boa para a leitura.
-Estudo global dos textos,buscando compreender a estrutura da frase e o sentido,
-Copia corretiva do texto livre,
-Leitura de textos e de cartas dos correspondentes,
-Reconhecimento das palavras do texto,o caça palavras,
-Recorte de etiquetas,palavras do texto para reconstituir novamente em linhas,
-Construção livre de frases,através de referências linhas,
-Visualização de álbuns,livros da vida,página escolar,
-Desenho livre.
Na prática motivada de todas as Técnicas Freinet, o metodo natural da leitura e da escrita é fundamentado em teses bem simples de Freinet(1977p20)," é escrevendo que a criança aprende a escrever,é lendo que a criança aprende a ler,é desenhando que a criança aprende a desenhar".cada criança trabalha e se desenvolve dentro do seu ritmo de assimilação,em experiências coletivas,individuais ou de equipes.
OBS:Nossa próxima página será sobre o metodo natural do desenho.Não percam....
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário