quinta-feira, 4 de março de 2010

METODO NATURAL DO DESENHO

Freinet deu grande destaque na sua pedagogia ao desenho infantil, pelo fato de achar que a cultura artistica promove o amadurecimento de todas as faculdades da criança, contribuindo para a sua formação pessoal. Criticava a escola tradicional por diminuir a expressão artistica da criança quando esta passava de um ano letivo para outro( ensino fundamental) ,maior na idade, o educando menos oportunidade tem de praticar o desenho artistico espontâneo.





O metodo natural do desenho consiste em deixar a criança desenhar livremente desde os primeiros anos de idade.(um ano e seis meses por exemplo).Os desenhos infantis são aceitos na forma de rabiscos ou trabalho de formas que a criança faz, não recebem conceitos,não são avaliados como resultado final de uma obra de arte,mas analisados como expressão artistica natural da criança, que através dele exterioriza as percepções do meio onde vive, de acordo com suas interpretações,dadas ao professor e devem ser compreendidas no seu contexto global.
Por ser Freinet um pedagogo de base empirica, analisava a evolução do desenho infantil na sua prática diária de sala e nos seus estudos de psicologia sensivel que criou como referencial teórico para acompanhar as suas observações, justificando que o grafismo evolui desde os primeiros riscos do bebê de 9 meses até o desenho adulto, no mesmo ritmo do desenvolvimento da linguagem verbal e escrita, através do processo natural da tentativa experimental.
Para justificar seus pontos de vista,orientar professores (essencialmente os leigos da zona rural), na compreensão da evolução do grafismo infantil,nas escolas que trabalham as Tecnics Freinet,ele criou a ESCADA DO DESENHO, onde cada degrau da escada representa dois tempos da tentativa experimental: O êxito e a repetição do êxito, processo no qual o individuo domina o mecanismo de desenhar e automatiza a tecnica na sua vida prática.
O primeiro êxito da criança aontece quando ela desliza o lápis na folha de papel e aparece um risco, isto leva-a, a repetição da experiência automaticamente, e segundo Freinet(1977p24),"isto é essencial, a criança não copia.Não aproveita a experi~encia alheia para justapô-la a sua própria experiência.Apodera-se dela assimilando-a, inserindo-a e integrando-a no seu processo de trabalho e de vida até lhe conferir uma sutil originalidade...Por este processo,sem qualquer explicação exterior a criança atinge experimentalmente o dominio do desenho".Dispondo de instrumento material como:lápis,giz,esferográfica, a criança produz seus primeiros riscos,que correspondem simbolicamente aos primeiros sons verbais.Os sons emitidos pela criança revelam uma vitória no ambiente familiar, isto leva a criança a emitir mais sons ou seja,palavras que escuta,aprende e repete.
OBS: Na próxima página veja a escada do desenho inventada por Célestin Freinet,não deixe de acompanhar...

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