quarta-feira, 19 de maio de 2010

A expressão real do desenho

A criança chega a expressão real do desenho quando vai colocando elementos do meio onde vive no desenho. Vai conversando sobre o desenho enquanto  cria formas,motivada pelo conteúdo do seu pensamento dinâmico e exteriorizado nas suas primeiras  estórias (texto livre oral ou texto livre escrito ) segundo as suas necessidades primeiras, e vai se afirmando no meio onde vive.
 No método natural desenvolvido ,Freinet destacou as seguintes observações:
"1-A criança mais evoluida não é aquela que domina um maior número de palavras,mas aquela que sabe viver e vibrar, associando a mímica às palavras que integrou realmente na sua personalidade.
2-A criança que melhor redige, não é aquela que escreve sem apresentar erros de ortografia, mas aquela que empresta vida às suas palavras em frases pessoais, que bem expõe o seu pensamento.
3-No desenho,nãoé  aquela que desenha certinho no local e no tamanho correto, mas aquela que dá vida aos seus personagens" (FREINET:1977p31)

Para Freinet,o dominio da expressão pelo desenho como o dominio da expressão pela palavra,se realiza segundo o processo da tentativa experimental e o principio da escada do desenho, na disposição do degrau,cada degrau representa dois tempos: o da repetição e o do êxito. Os degraus da escada,seguem passo a passo a evolução do desenho em função do comportamento infantil."... que a prática do desenho livre a nível da escola popular,ajude os educadores a compreender e a apreciar uma pedagogia que se pretende prioritariamente ao serviço da vida, no meio que a criança será amanhã chamada a dominar e a transformar." (FREINET:1977p93)

Na  próxima pagina,não deixem de acompanhar a releitura sobre a Gênese do desenho,um estudo de Célestin Freinet, muito interessante  e útil aos pais, educadores,etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário