Após dominar diversos tipos de grafismo, a fase seguinte se caracteriza pela "explicação posterior", a criança desenha primeiro e depois projeta o seu pensamento sobre o desenho feito,não existe ainda uma intenção de desenhar isso ou aquilo,ou seja,uma casa,um carro, uma boneca...A identificação dos elementos é sempre depois don desenho ,daí a expressão explicação posterior.
Freinet explica a fase em paralelo com a evolução da linguagem.Suas observações destaca o complemento dos grafismos justapostos,igualmente quando a criança começa a introduzir na sua linguagem verbal , palavras ligadas pelos elementos da gramática, ex: a casa,o menino,... da mesma forma a criança vai desenhando e ligando os elementos gráficos em situações diversas.Vejamos estes dois textos orais.
TEXTO LIVRE ORAL (Escrito pela professora mas respeitando o pensamento infantil.
O MENINO ESTÁ INDO PARA CASA.
O MENINO VAI LEVANDO ÁGUA NO BALDE
PARA TOMAR BANHO.
Autor:Carlos Andreoni
TEXTO LIVRE ORAL
ERA UMA VEZ UMA CASA
QUE MORAVA UMA MENINA.
ELA TINHA UM CARRO.
ENTÂO,FOI PASSEAR DE CARRO
E VIU UM GRANDE AMIGO.
FOI PASSEAR NA CASA DA PRIMA DELA,
A PRIMA DELA IA SAIR.
ELA NÂO VIU.
FOI PASSEAR COM O COELHO
autora:Luana Costa
Nota: na página seguinte estes textos formarão a ilustração,no original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário