quarta-feira, 26 de maio de 2010

A gênese do desenho infantil-do homem(bonecos)

No desenho como na linguagem a criança está relacionada diretamente com o meio onde vive; seus personagens -figura humana- traduzem esta influência. No desenho infantil, o homem nasce através do boneco cabeçudob que representa a figura humana.
-Origem da figura humana no grafismo infantil

A criança desenha e diz para o professor (a) aquilo que desenhou, embora o objeto do seu desenho não tenha uma identidade definida.Cofira as imagens  na próxima página.A figura humana nasce de um círculo que representa a cabeça.Todos os bonecos desenhados tem cabeça, por ser ela o ponto de partida para simbolizar o desenho gráfico do homem. Afirmava Freinet.

Identificada a cabeça, o desenho do homem evolui  para o aparecimento de outros órgãos, os cinco órgãos do sentido e diversas formas de ramificações aparecem como sinais evocativos do personagem.Estes órgãos  aparecem de acordo com as dificuldades vencidas  por cada criança no desenho, e o valor que ela atribui as partes desenhadas,diferentes a escolha por criança.

No desenho das crianças menores, os pés raramente aparecem, Freinet questionava-se:  ou  a criança não sente de imediato  uma utilidade ou por serem muito difíceis de desenhá-los.

O corpo da figura humana no desenho da criança são representada nas formas arredondadas ou geométricas, Mas o corpo realça as suas divisões,as partes do corpo. As formas geometricas também definem o sexo do personagem no desenho.Simultaneamente nesta fase  aparecem  outras partes da figura humana como: os olhos,boca,nariz,orelhas...,umbigo,peitos,pés,dedos e cabelos. O aparecimento não obedece uma mesma idade, mesma classe escolar,Tudo depende de cada criança.

As mãos e os dedos evoluem de modos diferentes e assumem formatos como: galhos secos,asas, raios de sol, entre outros...

NOTA: A seguir imagens relacionadas as informações,com legendas. Verifique e identifique-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário