sexta-feira, 21 de maio de 2010

A GÊNESE DO DESENHO INFANTIL NA ÒTICA DE FREINET

A mostragem que acontece nas ´róximas páginas,será uma rápida amostra das observações feitas por Celestin Freinet durante muitos anos de trabalho como profassor primário. O conteúdo faz parte do terceiro capítulo do livro de Mavanier Saraiva, "O Resgate de Célestin Freinet- A Escola do Povo,edição de 1987 em Fortaleza-Ce.Brasil. Vejamos...

A gênese do desenho
Na pedagogia Freinet o desenho infantil tem importância fundamental. Freinet fez muitas observações sobre os mesmos para conhecer a criança e o meio ambiente.(s0cial e cultural da criança). O objeto das observações não era de cunho pedagógico cientifico propriamente, mas de investigação experimental ao alcance dos professores primários de sua época,da rede pública de ensino na França, e de uma maioria denominada de professores leigos.Procurava com seus estudos facilitar aos professores a compreensão dos desenhos,dentro da evolução gráfica (primeiros grafismos) na sua expressão natural, até a expressão definitiva.
Criou a "Escada do desenho" e "A gênese do desenho" , obra que não foi concluída por ter falecido na época que desenvolvia este trabalho, mas deixou algumas observações da "gênese do desenho do homem, das casas, dos carros, e dos animais (aves e cavalos),os textos coletados por sua esposa Elise Freinet,posteriormente foram publicadas.

OBS:Aguardem na página seguinte a gênese do desenho do homem ou seja dos bonecos. Te aguardo na releitura ,cert ?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário